acervo

Atualmente em construção, o acervo do Museu do Território de Paraty procura englobar os mais variados aspectos do patrimônio material e imaterial da cidade, bem como a sua rica biodiversidade e suas especificidades geográficas.

Como parte do trabalho de formação e manutenção desse acervo, o Museu está prevendo a realização de pesquisas multidisciplinares, o levantamento de estudos e de informações já existentes acerca do território de Paraty, o desenvolvimento de estudos que favoreçam a valorização e novas interpretações do patrimônio cultural, material e imaterial da região.

No final de 2014, o Museu iniciou o seu Programa de Memória Oral e Acervos Pessoais. O diferencial dessa metodologia está na sua capacidade de lançar luz sobre a singularidade das experiências, ou seja, como os processos históricos e territoriais são produzidos, vividos e protagonizados pelos indivíduos. Gravações de depoimentos de moradores antigos da cidade e digitalização profissional visando a preservação de documentos, fotografias, objetos, etc. serão realizadas no decorrer das atividades.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.