agentes da história

150310 SITE_IMG_3855_Thalita@ thalita aguiar

Alunos das escolas de Paraty visitam a exposição e constroem suas próprias narrativas

Conhecer um pouco mais sobre a história da cidade, construir suas próprias narrativas sobre o território e se perceberem como agentes dessa história. Essas foram algumas das possibilidades oferecidas aos estudantes que visitaram a exposição Histórias e Ofícios do Território, primeira ação pública do Museu do Território de Paraty. Mais de 300 alunos de quatro escolas públicas e particulares de Paraty participaram das visitas.

O roteiro começava no antigo cinema da Praça da Matriz, onde os alunos assistiam aos depoimentos em vídeo de antigos moradores da cidade. Em seguida, no caminho para a Casa da Cultura, passavam por algumas placas instaladas no Centro Histórico, contendo trechos desses depoimentos. A visita terminava na sala Samuel Costa, onde os estudantes podiam dar sua contribuição pessoal para a construção do mapa afetivo de Paraty.

Todo o roteiro era acompanhado pela equipe de pesquisa do museu, que também propôs aos professores uma atividade para ser desenvolvida em sala de aula, após a visita: convidar os alunos a escrever o seu próprio depoimento, contando uma história que tenham vivenciado em Paraty. Os relatos resultantes da atividade vão compor um registro dessa ação educativa do museu. Alguns textos serão divulgados no site oficial e na página do museu no Facebook.

Saiba quais escolas que participaram das visitas escolares:

CEMBRA (Colégio Estadual Moura Brasil do Amaral) – 120 alunos
duas turmas do curso normal (ensino médio) e três turmas de 8º ano (ensino fundamental)

CIEP Brizolão 999 Dom Pedro de Alcântara Bragança I – 90 alunos
três turmas do 1º ano (ensino médio)

Escola Municipal Professora Pequenina Calixto – 80 alunos
três turmas do 9º ano (ensino fundamental)

ETHOS (Espaço Educativo Tomé e Hagel – particular) – 39 alunos
uma turma do 6º ano, uma do 7º ano, uma do 8º ano e uma do 9º ano (ensino fundamental)

Total: 329 alunos participantes

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.