em construção

1600x400paratyvera

 

Um museu de território não nasce pronto: é criado aos poucos. Assim como este site, registro aberto e dinâmico de sua implantação

O que é um museu? Esse é um conceito que mudou muito nas últimas décadas. Desde os anos 1970, novos modelos vêm sendo experimentados. Nesse movimento, a ideia de museu deixou de estar associada somente a um lugar de coisas antigas, e as instituições se abriram para um diálogo maior com a sociedade e o uso de novas tecnologias.

É nesse contexto que nasce o Museu do Território de Paraty, iniciativa da Associação Casa Azul para a pesquisa, preservação e valorização do patrimônio material e imaterial de Paraty (RJ).

Diferentemente de um museu tradicional, seu espaço de ação é o território do município como um todo e não um prédio institucional – há apenas uma sede administrativa e de pesquisa. Em vez de receber visitantes, interage com a comunidade. Não há acervo físico, mas virtual: um banco de dados que, em breve, poderá ser consultado pela internet. O contato presencial com o público se dará em eventos temporários, ocasiões em que parte desse conteúdo se materializa em forma de exposições, debates e oficinas.

Um museu com essas características não nasce pronto. É criado aos poucos, num longo e dinâmico processo de diálogo com as instituições locais, pesquisa, produção e catalogação de informações que, ao serem reunidas, estarão disponíveis para consulta pública. É a tudo isso que estamos nos dedicando nesta etapa de implantação do museu.

O Museu do Território de Paraty é, portanto, um trabalho em andamento, em construção. Este site reflete isso: funciona como um diário de bordo, um registro dinâmico do nascimento do museu. Com o tempo, conforme avançarem as pesquisas, agregará uma rica coleção de documentos históricos, mapas, fotos, vídeos e depoimentos sobre o município.

Com a criação do Museu do Território de Paraty isso, a Casa Azul, que atua na região há cerca de 20 anos e é a criadora da Festa Literária Internacional de Paraty – Flip, espera continuar contribuindo para potencializar transformações sociais e urbanas por meio da cultura.

 

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.