o museu

Placas_comemorativas_WCraveiro_026

 

O Museu do Território de Paraty tem como missão pesquisar, documentar, interpretar e comunicar o processo de transformação territorial da cidade de Paraty, RJ. Trata-se de um novo modelo de instituição, que difere do museu tradicional em alguns aspectos fundamentais: a ênfase no território (não no prédio institucional), no patrimônio (não na coleção) e na comunidade (não nos visitantes). Esse conceito está inserido num movimento mais amplo de mudança no pensamento museológico, que ficou conhecido a partir da década de 1970 como Nova Museologia. Assim, o Museu do Território de Paraty não conta com uma sede expositiva, mas apenas administrativa e de pesquisa, localizada no Parque da Mangueira, em Paraty, onde futuramente também serão realizadas oficinas e ações educativas voltadas à comunidade. O acervo compõe um banco de dados que poderá ser consultado via internet.

+ museus

Esta lista está em construção, assim como este site e o próprio acervo do Museu do Território de Paraty. Você conhece algum museu com essas características? Gostaria de contribuir com essa lista? Envie sua sugestão para contato@museudoterritoriodeparaty.org.br

O Brasil possui várias instituições que, assim como o Museu do Território de Paraty, expandem o conceito de patrimônio e trabalham para além de uma sede física. Conheça alguns deles:

Museu Casa de Guimarães Rosa, Cordisburgo, MG
Museu da Maré, Rio de Janeiro (RJ)
Ecomuseu de Itaipu, Foz do Iguaçu (PR)
Museu da Pessoa, São Paulo (SP)

Na Europa também há vários exemplos desse modelo de museu comunitário:

Museu de Mértola
Ecomuseu do Seixal

 

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.