sobre paraty

Paraty é um município especial. A singularidade de seu território é assegurada por seu rico patrimônio material e imaterial, cuja integridade se manteve preservada ao longo dos anos graças a um período de isolamento que faz parte da história da cidade.

No imaginário local ainda é muito comum atribuir o desenvolvimento da cidade até o século 19 à importância de Paraty como porto estratégico na rota de escoamento do ouro das Minas Gerais. No entanto, vem ganhando força a corrente que relaciona a importância dessa rota para o Planalto ao contrabando de mercadorias e ao tráfico de escravos. O fato é que, depois de um período de intenso desenvolvimento, durante os ciclos do ouro e do café, a dificuldade de acesso fez com que Paraty caísse em isolamento por mais de um século, um ciclo que só terminou com a abertura da BR-101, a rodovia Rio-Santos, na década de 1970.

Em que pesem as transformações e atualizações próprias de qualquer dinâmica cultural, esse processo histórico garantiu a integridade de seu patrimônio, que o Museu do Território de Paraty pretende agora documentar, com a participação da comunidade.

 

 

 

Logo passaporte verdeÉ muito importante que os visitantes e turistas que cheguem na cidade tenham este conhecimento e busquem preservá-lo!

“As melhores viagens são aquelas que deixam lembranças para toda a vida, em que nos percebemos, nos mesclamos a novas culturas, e parte delas fica em nós. A sustentabilidade é como uma boa viagem: uma vez que temos contato com ela, com seus valores e significados, com seu ritmo e padrões, também somos modificados, nunca mais seremos os mesmos.” – Projeto Passaporte Verde

A campanha Passaporte Verde tem como objetivo a sensibilização do turista quanto ao seu potencial de contribuir com o desenvolvimento sustentável local por meio de escolhas responsáveis durante o seu período de férias e lazer.

O Passaporte Verde apresenta formas simples para que os viajantes tornem o turismo uma atividade sustentável, que respeita o meio ambiente e a cultura ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento socioeconômico das comunidades receptoras.
Saiba maiswww.passaporteverde.org.br

 

 

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.