oficina de fotografia busca construir mapa afetivo de Paraty

slide expo_1600x400

Destinada a moradores de Paraty, atividade orientada pelo fotógrafo Walter Craveiro terá início em 3 de dezembro. Inscrições por e-mail

Em dezembro o Museu do Território de Paraty dá início a sua primeira ação pública: Histórias e Ofícios do Território. Composta, além desta oficina sobre fotografia e memória, também de uma jornada de debates e uma exposição, a iniciativa propõe uma investigação sobre a vida em Paraty antes da inauguração da rodovia Rio-Santos, na década de 1970, quando a cidade saiu de um isolamento geográfico de décadas.

Ministrada pelo fotógrafo Walter Craveiro, a oficina Redescobrindo Paraty: fotografia, história e memória busca construir um mapa afetivo de Paraty por meio do resgate da memória de seus participantes. Tendo como público alvo moradores de Paraty, com mais de 17 anos, interessados em fotografia, histórias e memórias de Paraty, a oficina deve reunir cerca de 20 participantes na Sala Samuel Costa, na Casa da Cultura de Paraty, em dois momentos: entre os dias 3 e 5 de dezembro de 2014 (módulo 1) e 27 e 28 de fevereiro de 2015 (módulo 2).

O primeiro módulo, Fotografia e Memória – A construção do mapa afetivo de Paraty, abordará o uso da fotografia como documento histórico e ferramenta de resgate da memória, bem como as origens da cidade de Paraty. Em um grande mapa da área central urbana que ocupa a faixa entre a Rodovia Rio-Santos e o mar, os participantes irão marcar os locais onde ocorreram as histórias que pretendem relatar. Posteriormente todos serão convidados trazer fotos, documentos e objetos que ilustrem essas histórias.

No segundo módulo, Fotografia de Rua – Visita e sessão de fotos nos locais mapeados, serão apresentadas técnicas básicas de fotografia, estratégias da fotografia de rua e um repertório de fotógrafos de rua, como Cartier-Bresson, Vivian Maier e Thomas Farkas. O mapa afetivo desenhado no primeiro módulo servirá de base para a organização de saídas para explorar fotograficamente os locais destacados.

Por fim, com o material produzido pelos participantes, será criada uma apresentação audiovisual a ser projetada no encerramento da oficina, que acontece no espaço experimental de cultura Cinema da Praça, na praça da Matriz.
Redescobrindo Paraty: fotografia, história e memória
Oficina de fotografia com Walter Craveiro – Paraty, RJ

Datas e horários

módulo 1
3 a 5 de dezembro de 2014
quarta, 3, das 16h às 19h
quinta, 4, das 15h às 17h
sexta, 5, das 15h às 17h

módulo 2
27 e 28 de fevereiro de 2015
sexta, 27, das 15h às 17h
sábado, 28, das 9h às 11h (saída a campo), das 15h às 17h e das 20h às 21h (encerramento)

Local
Sala Samuel Costa, Casa da Cultura de Paraty
Espaço Experimental de Cultura – Cinema da Praça (encerramento)

Público
Moradores de Paraty maiores de 17 anos: todas as faixas etárias serão bem-vindas. Menores de 17 anos, apenas se cursando o ensino médio.

Inscrições
Enviar currículo de uma página, contendo dados pessoais (nome, data de nascimento, endereço, e-mail e telefones) e informações acadêmicas e profissionais.
E-mail: contato@museudoterritoriodeparaty.org.br

Seleção e confirmação dos participantes
O regulamento completo está disponível aqui.
A relação de selecionados será divulgada no site e nas redes sociais em 1º de dezembro. Os candidatos terão até o dia 3 de dezembro para confirmar a inscrição.

Novo! Veja a lista de selecionados

Antonia Regina Moura Leite
Elaine Moraes
Emilli Silva de Moura
Gabriel Toledo Pires
Marcelo Oggioni Toledo
Matheus Augusto Almeida Souza
Matheus Cantidio da Costa
Membi Triacca
Patrick Mathias de Carvalho
Paula Fabricante do Nascimento
Pedro Alegria
Pedro Campos Franke
Rafaela Marsico

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.