os primeiros dias de um novo museu

em fase de implantação, o Museu do Território de Paraty é uma iniciativa inovadora que pretende preservar e valorizar o patrimônio da cidade

A cidade de Paraty, RJ, vai ganhar uma nova ferramenta de preservação e valorização de seu vasto patrimônio material e imaterial: o Museu do Território de Paraty.

Em fase inicial de implantação, o museu é uma iniciativa da Associação Casa Azul, organização da sociedade civil de interesse público que desde as primeiras ações, há 20 anos, mantém uma intensa relação com a cidade, além de realizar a Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, desde 2003.

O Museu do Território pretende identificar, mapear, reunir, conservar e divulgar numa plataforma virtual o patrimônio disperso pelo município de Paraty, desvendando aspectos da história, arte, meio-ambiente, geografia, arquitetura e cultura, por meio do levantamento de saberes, fazeres, visões de mundo e costumes da região. Sua elaboração terá como base o envolvimento da população local na seleção desse patrimônio, de modo a criar novas relações entre a comunidade e seu território.

diálogo com instituições locais

Ao longo dos primeiros meses de vida do museu, nossa equipe realizou uma série de reuniões com secretarias e instituições locais para apresentar o conceito do Museu do Território de Paraty e pensar em possibilidades de parcerias e colaborações. Entre as instituições visitadas, estão o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, escritório técnico da Costa Verde, RJ), o IHAP (Instituto Histórico e Artístico de Paraty), e a SEDUMA (Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente). Nos encontros, o projeto foi muito bem recebido pelos interlocutores.

O objetivo foi apresentar o projeto, ressaltando o respeito, o reconhecimento e a importância que damos ao diálogo com os trabalhos que já vêm sendo realizados em Paraty por pessoas físicas e instituições. Aproveitamos também para enfatizar outros aspectos do projeto, como o longo tempo de implantação, o objetivo de viabilizar o amplo acesso público dos acervos e a possibilidade de parcerias e de colaboração em rede com os projetos já desenvolvidos no município. Por fim, solicitamos informações sobre o trabalho de cada instituição para pensarmos em possibilidades de parcerias e colaborações.