casa azul

Conheça melhor a Associação Casa Azul

O museu é uma iniciativa da Associação Casa Azul, organização da sociedade civil de interesse público, que atua na região há mais de 20 anos e realiza também a Flip, Festa Literária Internacional de Paraty, entre outros projetos de leitura territorial.

A Casa Azul tem como missão iluminar raízes culturais e fortalecer sua permanência no território por meio de projetos nas áreas de arquitetura, urbanismo, educação e cultura, envolvendo a sociedade na construção coletiva e crítica do seu futuro.

Conheça abaixo a missão, os objetivos e valores da Casa Azul.

Missão
Iluminar raízes culturais e fortalecer sua permanência no território por meio de projetos nas áreas de arquitetura, urbanismo, educação e cultura, envolvendo a sociedade na construção coletiva e crítica do seu futuro.

Objetivos Institucionais
A Associação Casa Azul iniciou suas ações em 1994 visando à implantação do projeto de Requalificação Urbana dos Espaços Públicos de Borda D’água de Paraty. Desde então, a associação manteve uma forte relação com a cidade, desenvolvendo projetos e estudos, tanto nas áreas de arquitetura e urbanismo, quanto nas de educação e cultura, pois acreditamos no potencial de Paraty enquanto laboratório capaz de incubar experiências inovadoras que poderão inspirar intervenções em outras cidades.

A Casa Azul tem como objetivos:

• Através da cultura, potencializar transformações sociais e urbanas no território;
  • Desenvolver projetos de estruturação urbana, focados na criação e requalificação de espaços públicos;
  • Desenvolver projetos educacionais, que potencializem a formação de leitores críticos e reflexivos, aptos a pensar e intervir no futuro de suas cidades;
  • Estimular o desenvolvimento de economias criativas sensíveis aos valores das culturas locais e à preservação do meio ambiente;
  • Contribuir para a integração do tecido social, buscando superar a segregação espacial das cidades partidas.

Valores
A Casa Azul entende o território como a articulação das dimensões física, social e cultural do espaço, guiando-se pelos seguintes valores:

• Envolvimento da comunidade local nos processos decisórios sobre o espaço público;
  • Aproximação entre o plano das instituições e o plano das relações reais que os indivíduos estabelecem no território;
  • Proteção do patrimônio natural;
  • Valorização do patrimônio cultural material e imaterial;
  • Relação entre o equilíbrio do tecido social e a qualidade dos espaços públicos;
  • Interdisciplinaridade;
  • Desenvolvimento sustentável;
  • Ações de curto prazo que potencializam transformações de longo prazo;
  • Relação harmônica entre inovação e tradição;
  • Intersecção do erudito com o popular;
  • Cultura como rito que dá visibilidade a elementos identitários da sociedade.